10 dicas de redação nota 1000

Tempo de leitura: 5 minutos

10 dicas de redação para você obter notas excelentes

Dicas de redação nota 1000 para você se sair bem em qualquer concurso público e também no Enem. Saber como fazer a redação é fundamental para o seu sucesso. Muitas pessoas procuram dicas de redação para redigirem excelentes textos e por essa razão é que elaboramos este artigo para ajudar você em sua jornada.

1- QUANTOS PARÁGRAFOS REALMENTE A REDAÇÃO EXIGE?
4 PARÁGRAFOS

Toda redação deve conter pelo menos 4 parágrafos para que o texto fique bem estruturado. Há um parágrafo de introdução, o qual serve para o aluno apresentar o assunto. No desenvolvimento, deve haver dois parágrafos, os quais servem para apresentar os argumentos: dados, exemplos, citações, comparações para validar a argumentação; por último, ocorre o parágrafo da conclusão, que serve para apresentar a solução para o tema proposto.

2 – DEVO DOMINAR A REGRAS GRAMATICAIS EM UMA REDAÇÃO?

Toda redação deve ser redigida obedecendo às normas gramaticais para que o texto seja claro. A falta de domínio das normas gramaticais atrapalha a clareza do texto. Saber empregar corretamente a pontuação, acentuação gráfica, crase, regência verbal, concordância e ortografia. Essas são as matérias mais importantes para quem quer redigir redações nota 1000.

3 – O QUE É COESÃO E SUA IMPORTÂNCIA NA REDAÇÃO?

O texto deve ser constitutído por elementos coesivos: pronomes, advérbios, sinônimos. Esses elementos deixam o texto mais interligado, evitando a repetição de termos no decorrer da redação. Evite sempre repetir palavras em seu texto e lembre-se de que os períodos e também os parágrafo devem ser amarrados uns ao outros.

4 – O TEXTO DEVE INTERAGIR COM OUTRAS ÁREAS OU MATÉRIAS

Como a redação apresenta temas relevantes, é essencial que o aluno envolva outros assuntos no conteúdo. Isso é chamado de intertextualidade e fará com que seu texto fique mais rico em questão de conteúdo. Saber envolver matérias como metemática, geografia, biologia, sociologia, filosofia e outras áreas. Tudo isso faz com que o texto seja mais gostoso de ser lido. Procure apresentar novas informações no decorrer da redação, cada parágrafo deve trazer informações relevantes, contribuindo para a progressão temática.

5 –  TEXTOS SEM CONJUNÇÕES E ARTICULADORES FICA MUITO POBRE

Um bom texto deve apresentar várias conjunções; o ideal seria pelo menos de duas a três por parágros. Essas conjunções ajudam na estrutura dos períodos. Além disso, a redação deve conter períodos compostos, pois isso contribui para a clareza do texto. As conjunções são coordenadas: aditivas, adiversativas, conclusivas, alternativas, explicativas; adverbiais: causais, consecutivas, finais, temporais, conformativas, proporcionais, condicionais, comparativas, concessivas. Estude-as, porque elas ajudarão muito você.

Artigos, Vídeos e Apostilas e Promoções

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis novos conteúdos e promoções!

6 – TODA REDAÇÃO DEVE CONTER DUAS SOLUÇÕES PARA SOLUCIONAR O PROBLEMA

Evite fazer apenas um breve resumo em sua conclusão, procure sempre apresentar duas soluções, já que uma solução deixa o texto muito restrito. As soluções devem ser possíveis e diferentes, evite empregar soluções que todos já conheçam. Muitos candidatos têm o costume de resumir o texto e colocar na conclusão; isso não seria o correto. Preocupe-se em entender como solucionar o tema proposto, apresentando saídas para resolver o problema apresentado.

APRENDA MAIS  DICAS DE REDAÇÃO COM NOSSOS CURSOS COMPLETOS EM VÍDEO

Curso de Português
Aprenda gramática de forma clara e objetiva

7 – TODA REDAÇÃO DEVE APRESENTAR UM LINDA ESTÉTICA

A estética é muito importante na redação, uma vez que é a primeira parte a ser vista pelo corretor. Apresentar letra legível, respeitar as margens da esquerda e direita, destacar corretamente os acentos e os pingos ajudarão na estética do texto. Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica.

8 – A IMPORTÂNCIA DA PROGRESSÃO TEMÁTICA NA CONSTRUÇÃO DOS PARÁGRAFOS

A progressão temática é o aluno trazer a cada novo parágrafo novas informações no decorrer do texto; o candidato não deve se prender a apenas uma informação. Ele deve por meio de articuladores discursivos e por meio de novas informações fazer com que o texto seja rico em informatividade. Em cada parágrafo, deve haver um ponto de vista para prender a atenção do leitor.

9 – O TEXTO DEVE SER ARGUMENTATIVO E NÃO EXPOSITIVO

O candidato deve procurar convencer o leitor sobre o tema por meio de dados, exemplos, comparações... Muitos candidatos têm a “mania” de ficar informando; lembre-se de que o texto não é EXPOSITIVO, mas ARGUMENTATIVO. Após trazer uma informação, procure validá-la para que o leitor acredite no que você está expondo.

Agora, para finalizar as dicas de redação, apresento o mais importante de todas as dicas: a prática. Muitos estudantes não têm o hábito de redigir redações, ficam apenas aprendendo conceitos, todavia o mais relevante é que o aluno redija pelo menos uma redação semanal. Quanto mais textos fizer, mais chance terá de obter nota máxima em seu texto.

10 – FAÇA SEMPRE UMA REDAÇÃO POR SEMANA PARA FICAR “FERA”

A prática é o que levará você ao sucesso, por isso é bom fazer pelo menos uma redação semanalmente. Aproveite e tenha um professor para auxiliá-lo a fim de que você veja o que está errando e o que fazer para melhorar suas redações. É por meio da prática que você começará a entender como redigir excelentes redações.

Com essas 10 dicas de redação nota 1000, você verá que suas redações serão melhores e consequentemente suas notas tendem a chegar a 1000 pontos. Basta colocar essas dicas em prática.

Espero que tenha gostado de nossas dicas de redação! Compartilhe nas redes sociais para que outros estudantes também possam aprender mais e ter a mesma vantagem que você. Ajude a compartilhar cultura, pois é o que fará a diferença em nosso lindo país.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *