5 Dicas de Interpretação

Tempo de leitura: 3 minutos

Entenda como compreender melhor os textos

A interpretação de texto é muito importante para quem presta concursos públicos, vestibulares e também o Enem. Além disso, ela é fundamental para que possamos compreender melhor um diálogo, entrevista, uma reportagem, ou seja, ajuda no senso crítico das coisas.

Para interpretar corretamente um texto, separei para você 5 dicas de interpretação de texto.

NÃO LER O TEXTO PRIMEIRO

Muitos candidatos têm o constume de ler o texto antes de analisar as questões da prova; eles leem uma vez para saber sobre o assunto, depois leem novamente para compreender o texto, mais uma vez leem o texto para responder a pergunta. Perceba que o aluno acaba lendo o texto de duas a três vezes, perdendo muito tempo para fazer a prova.

Leia sempre o enunciado (pergunta) primeiramente, porque isso ajudará você a entender o que a questão está pedindo. Com isso, você ficará mais focado e certamente terá 90% de chance de acertar a questão. Saber o que você procura no texto é muito importante para acertá-la. Muitas perguntas já vêm solicitando ao aluno a ideia central, a compreensão do título, ou parte de um parágrafo e até pedem para analisar um trecho do texto, o que ajuda muito, já que não é totalmente necessário voltar ao texto.

LEIA O TEXTO POR PARTE

Muitos alunos têm o hábito de ler o texto todo e de forma rápida; o importante é ler e parar em cada ponto final e tentar entender o período, pois isso ajudará você a não ficar voltando ao texto toda hora. A leitura aprofundada (ler com calma e pausadamente) ajuda no entendimento da ideia central e das informações presentes no texto.

Vá lendo a cada período e tente entender o que o parágrafo quer transmitir. Cada parágrafo tem uma ideia central e deve ser compreendida pelo leitor.

Artigos, Vídeos e Apostilas e Promoções

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis novos conteúdos e promoções!

ENTENDA OS ELEMENTOS DE COESÃO

A coesão é quando um termo faz referência ao outro (um termo substitui o outro dentro do texto). É por meio da coesão que o texto se articula, uma vez que um período está interligado ao outro por meio desse processo. Entender qual elemento retoma quem dentro do texto é essencial para que compreendamos melhor as informações. A coesão pode ser anafórica (quando se refere a um termo anterior) ou catafórica (quando se refere a um termo posterior).

ENTENDA A TIPOLOGIA TEXTUAL

A tipologia textual tratará do tipo de texto, se ele é dissertativo argumentativo ou expositivo, descritivo, injuntivo, narrativo. É fundamental compreender o tipo de texto para que o compreendamos melhor. Cada tipo de texto tem um objetivo e, por essa razão, é necessária tal compreensão.

ENTENDA O SENTIDO DAS PALAVRAS

O contexto é fundamental para a análise textual, porque por meio dele é que entendemos o que o autor pretende passar para o leitor. O contexto é  a situação. As palavras podem ser empregadas no sentido denotativo (sentido do dicionário) e também no sentido conotativo (sentido figurado). Uma mesma palavra pode apresentar vários sentidos, tudo dependerá da situação, ou seja, do contexto.

Conheça nosso curso completo de interpretação de texto com videoaulas, questões em vídeo, apostilas com teoria e exercícios de fixação em nosso site: www.agoravouaprender.com.br

SUPER PROMOÇÃO PARA VOCÊ ESTUDAR O ANO INTEIRO

Curso de Português
Aprenda gramática de forma clara e objetiva

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *