Adjunto Adnominal

Tempo de leitura: 2 minutos

Como entender o adjunto adnominal?

Nesta dica de português, você aprenderá o que é adjunto adnominal e como memorizar-lo.

Adjunto adnominal é um termo que acompanha o substantivo. Ele poderá vir antes ou após do substantivo. Sendo constituído por 5 classes morfológicas:

Pronomes
Locuções adjetivas
Artigos
Numerais
Adjetivos

Vamos falar um pouco sobre cada uma dessas classes morfológicas:

Substantivo é toda palavra que recebe um nome, ou seja, tudo que nomeamos é chamado de substantivo. Normalmente, ele é acompanhado de artigo definido (o, a) ou indefinido (um, uma). O substantivo pode ser qualquer palavra, por isso é que se deve analisar o contexto em que o termo se encontra. Ele pode ser objetos, coisas, pessoas, lugares, sensações, sentimentos, ações…

O amor é um sentimento essencial para as pessoas.
Vi dois meninos na rua com um livro.

Adjunto Adnominal com Locuções adjetivas – As locuções são expressões formadas de preposição mais substantivo (preposição + substantivo = adjetivo). Normalmente, a locução adjetiva pode ser substituída por um adjetivo equivalente, caso não consiga fazer a troca, basta analisar se o termo está ou não qualificando ou especificando o substantivo.

O coração de pai. = Materno
Estive com dor na boca = Bucal
Festa de criança. = Infantil

Adjunto Adnominal com Artigos  – Os artigos são palavras que definem ou indefinem o substantivo. São divididos em artigos definidos “o, a” e os artigos indefinidos “um, uma”.

Um menino falou a verdade.
Conheci a garota e o garoto.

Adjunto Adnominal com numerais – Os numerais acompanham o substantivo, podendo ordenar ou quantificá-lo. São divididos em:

Ordinais: primeiro, segundo, terceiro…
Cardinais: um, dois, três…
Fracionários: meio, um terço…
Multiplicativos: dobro, triplo…

Adjunto Adnominal com adjetivos – Os adjetivos são palavras que qualificam ou que atribuem uma informação a um substantivo. O adjetivo  pode vir antes, após ou afastado do substantivo.

O novo carro chegou.
O carro novo chegou.
O carro é muito novo.

Agora que você já teve noção sobre essas classes da morfologia, fica bem mais fácil de entender o adjunto adnominal. Essas classes na sintaxe sempre acompanhado o substantivo serão consideradas um adjunto adnominal, pois estão juntas do nome (substantivo).

O caderno novo é muito lindo.
Vimos dois garotos com dor de cabeça.
Meu irmão é muito educado.

Curso de Português
Aprenda gramática de forma clara e objetiva

DICA SOBRE COMPLEMENTO NOMINAL

Deixe seu comentário

Comentário