Bastantes e Bastante

Tempo de leitura: 2 minutos

Simplificando “bastantes” e “bastante”

Os termos “bastante” e “bastantes” causam muitas dúvidas, por essa razão é que hoje falarei sobre eles, a fim de que você saiba quando e como empregá-los com total segurança. Você aprenderá sobre a função de cada um e várias dicas que certamente ajudarão você em seus estudos.

Bastante = muito

Ele será um advérbio de intensidade quando for substituído por “muito”; você perceberá que ele ficará perto de um verbo, adjetivo ou perto de um outro advérbio. A função dele é de intensificar o termo, dando mais ênfase.

1. Paula é uma mulher bastante bonita. = muito bonita
2. A garota saiu bastante nervosa da sala. = muito nervosa

Perceba que o termo pode ser substituído por “muito” e está intensificando os adjetivos “bonita e nervosa”. Vamos agora mostrar quando ele modifica o verbo:

1. Paula falou bastante ontem. = falou muito
2. Ele pensa bastante antes de falar. = pensa muito

Nesse caso, a função é intensificar o verbo. O quanto ela fala e o quanto ela pensa. Vejamos agora o “bastante” modificando o advérbio.

1. As meninas moram bastante longe. = muito longe
2. Não ande bastante rápido. = muito rápido

Veja que a intenção foi de intensificar os advérbios “longo e rápido”. Agora aprenderemos sobre o “bastantes”. Faça também alguns exercícios de concordância nominal para você ficar mais preparado.

Para ajudar a memorizar a que classe gramatical ele acompanhará, lembre-se desta dica mnemônica “AVA“:

Adjetivo
Verbo 
Advérbio

Lembre também de que não será possível fazer contagem quando empregar “bastante”; já o termo “bastantes” sempre é possível.

Bastantes = muitos

Ele tem a função de quantificar um substantivo, você perceberá que ele sempre acompanhará o substantivo; podendo ficar antes, após ou afastado dele.

1. Bastantes homens vieram à festa. = muitos homens
2. Homens bastantes vieram à festa. = muitos homens
3. Alegrias, eu tenho bastantes na vida. = muitas alegrias.

Percebeu como ele pode aparecer nas frases? Para ajudar ainda mais, ele terá a função de pronome indefinido.

Assista à nossa explicação em vídeo para aprender muito mais. Peço que compartilhe para seus amigos, é bem simples: basta escolher a rede social e enviar para eles.

Gostaria de ter mais conteúdo e se preparar melhor com nossos cursos de português completos. Conheça nosso site em que há vídeos, exercícios e apostilas para você detonar em qualquer prova.

curso de português online
Curso de Português para concursos públicos

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *