Coesão Textual- Como deixar o texto coeso?

Tempo de leitura: 7 minutos

Coesão Textual: 7 Formas de tornar a redação coesa?

Coesão textual é o que permite a ligação entre as diversas partes de um texto – palavras, frases e parágrafos, evitando repetições desnecessárias e tornando o texto mais elegante e claro. A ausência de tais elementos implica uma redação pobre e sem conexão, prejudicando a leitura do texto. Essa coesão se faz por meio de várias formas. Ensinarei a você dicas de como deixar seu texto o mais coeso possível:

Coesão textual por meio de pronomes:

Os pronomes devem ser muito empregados no decorrer de qualquer redação; eles ajudam na interligação dos períodos e ajudasão palavras que substituem ou se referem a outras palavras.

Texto coeso:
“André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar disso, são diferentes. Este não briga com quem torce por outro time; aquele o faz.”

Texto sem coesão:
“André e Pedro são fanáticos torcedores de futebol. Apesar de André e Pedro serem fanáticos torcedores de futebol, André e Pedro são diferentes. Pedro não briga com quem torce por outro time; já o André briga com que torce para outro time.”

Coesão textual por meio de substantivação:

Substantivação é quando empregamos o termo como um substantivo. Normalmente, é muito comum  transformar os verbos em substantivos para evitar a repetição de palavras.

Artigos, Vídeos e Apostilas e Promoções

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis novos conteúdos e promoções!

Texto coeso:
Ler faz bem à mente e enriquece o vocabulário do leitor. A leitura deve ser constante no dia-a-dia de todo brasileiro.

Texto sem coesão:
Ler faz bem à mente e enriquece o vocabulário do leitor. Ler deve ser constante no dia-a-dia de todo brasileiro.

Coesão textual por meio de elipse:

 Elipse: é a ausência de um termo que está claro na frase.

Texto Coeso: O presidente não só investiu na educação e na saúde como também criou centenas de vagas em escolas públicas, desempenhando um excelente trabalho.

Texto sem coesão: O presidente não só investiu na educação e investiu na saúde como também criou centenas de vagas em escolas públicas. O presidente vem desempenhando um excelente trabalho.

Coesão textual por meio de sinônimos:

Sinônimos são palavras que têm o mesmo sentido semântico, ou seja, apresentam o mesmo significado. O emprego do sinônimo em um texto o torna mais claro e até mais gostoso de ser lido. Sempre procure empregar palavras sinônimas no decorrer do texto, por essa razão é indispensável ler muito para adquirir um vocabulário mais preciso.

Texto Coeso:
Os professores ganham muito pouco. Todavia os docentes procuram fazer um excelente trabalho com os alunos. Todavia, os educadores recebem muito pouco apoio dos governantes e, além disso, recebem uma remuneração que muitas vezes não dá a eles condições necessárias para se aperfeiçoarem.

Texto sem coesão:
Os professores ganham muito pouco. Todavia os professores procuram fazer um excelente trabalho com os alunos.

Coesão textual por meio de advérbios:

Advérbios são palavras que apresentam vários sentidos e servem também para substituírem outros termos. Algumas circunstâncias mais comuns são: de lugar, tempo, sequência, adição, inclusão, modo…

Texto Coeso:
Milhares de pessoas tiveram a vida ceifada no atentado terrorista nos Estados Unidos em 2001. Outras milhares fugiram de com medo de novos atentados terroristas.

Texto sem coesão:
Milhares de pessoas tiveram a vida ceifada no atentado terrorista nos Estados Unidos em 2001. Outras milhares fugiram de dos Estados Unidos com medo de novos atentados terroristas.

texto argumentativo e expositivo
Curso de redação

Coesão textual por meio de numerais:

Numerais são vocábulos que dão sequência a ordem dos acontecimentos. Alguns comuns: primeiramente, segundo, ambos, dois…

Texto Coeso:
A fome e a miséria são dois problemas mundiais: o primeiro se deve à desigualdade social já o segundo a falta de investimentos em países de terceiro mundo.

Texto sem coesão:
São dois fatores que contribuem para a fome no mundo: a fome se deve à desigualdade social; já a miséria, à falta de investimentos em países de terceiro mundo.

Coesão por meio de articuladores:

Conjunções e articuladores são vocábulos ou expressões que ligam orações e contribuem para a coesão e para a coerência do texto. Eles têm a função de amarrar os períodos e os parágrafos, deixando o texto bem mais harmônico. Algumas expressões: diante disso, apesar disso, outro fator, além do mais, tais como, por exemplo…

Texto Coeso:
Muitos problemas vêm acontecendo no Brasil, tais como: desemprego, pois milhões de brasileiros perderam seus empregos nos últimos anos; corrupção que não para de acontecer no setores públicos. Diante desses problemas, vê-se um país que tende ir a falência.

Texto sem coesão:
Muitos problemas vêm acontecendo no Brasil: desemprego, pois milhões de brasileiros perderam seus empregos nos últimos anos; corrupção que não para de acontecer no setores públicos. O desemprego e a corrupção tendem a levar o país à falência.

Coesão textual por meio de pontuação:

É possível também usar a pontuação para tornar a redação mais clara e coesa; emprega a vírgula no lugar de certa palavra com intuito de evitar a repetição é uma excelente forma de redigir o texto.

Texto Coeso:
Eu gosto de bolo; Maria, de frutas.

Texto sem coesão:
Eu gosto de bolo. Maria gosta de frutas.

A coesão textual é indispensável para que o texto seja entendido facilmente. Perceba o quanto a coesão textual é importante na construção de seu texto; as frases ficam mais elaboradas e apresentam mais clareza. Além disso, o texto não apresenta repetição de palavras e fica mais conciso. Procure sempre redigir seu texto de forma coesa para que sua nota seja bem melhor.

Agora é com você. Reescreva os textos abaixo, fazendo a devida substituição pelos elementos de coesão textual.

EXERCÍCIO 1

A senhora, uma dona de casa, estava na feira, no caminhão que vende galinhasO vendedor ofereceu a ela uma galinha. Ela olhou para a galinha, passou a mão embaixo das asas da galinha, apalpou o peito da galinha, alisou as coxas da galinha, depois tornou a colocar a galinha na banca e disse para o vendedor “Não presta!” Aí o vendedor olhou para ela e disse: “Também, Madame, num exame assim nem a senhora passava”.

EXERCÍCIO 2

Boa parte dos professores da rede pública de Ensino Superior encontra-se em greve. Os professores alegam que o salário dos professores não mais atende às exigências básicas para a manutenção do professor e da família. Os professores chamam atenção também para a falta de estrutura das universidades públicas do país. Segundo os professores, a greve não se limita apenas aos proventos dos professores, mas a um alerta à sociedade para o descaso com que são tratadas as universidades brasileiras. Além de as universidades estarem desprovidas de recursos para incentivar pesquisas, as salas de aula, em sua maioria, não oferecem condições para que as aulas sejam ministradas.

EXERCÍCIO 3

A educação é a base na formação de um cidadão ou pessoa, pois a educação faz com que as pessoas possam saber seus direitos e deveres, além do mais a educação torna as pessoas mais críticas. O governo não tem se preocupado muito com a educação, mas em investir na Copa do Mundo do que na educação.

Aprenda quantos parágrafos deve haver em sua redação. Você sabia que a redação não pode ter apenas três parágrafos? Muitos candidatos confundem as três partes da redação: introdução, desenvolvimento e conclusão com a quantidade de parágrafo. Clique aqui e aprenda mais.

CURSO DE REDAÇÃO COMPLETO PARA VOCÊ FAZER A DIFERENÇA. CURSO COM VÍDEOS E APOSTILAS E EXERCÍCIOS.

Deixe seu comentário

Comentário