Como Estudar Português para Concursos

Tempo de leitura: 5 minutos

Saiba por meio deste artigo como estudar português de forma eficiente. Saber por onde começar é muito importante para que o aprendizado seja mais sólido, uma vez que uma matéria está ligada à outra. Muitos estudantes não têm o costume de seguir uma sequência em seus estudos, principalmente, no que se refere à língua portuguesa.

Para que você realmente aprenda português e domine as regras gramaticais, você deverá seguir esta ordem de estudo:

Como estudar português – parte básica

1. Fonética: Você aprenderá sobre a composição das palavras, aprenderá sobre hiato, ditongo, tritongo, encontros consonantais, dígrafos e fonemas.

2. Separação silábica: Você entenderá como separar as sílabas, essa matéria estará ligada à matéria de fonética.

3. Acentuação gráfica: Agora você aprenderá sobre as regras de acentuação – monossílabos, oxítonas, paroxítonas, proparoxítonas, hiato, ditontos abertos… Essa matéria retomará as matérias de fonética e de separação silábica.

4. Ortografia: Entender como se grafar uma palavra é muito importante. Nesta matéria você aprenderá as regras do “s, z, ss, ç, j, g” e muitas outras letras. Você perceberá que essa matéria fará relação com a matéria de fonética.

5. Homônimos e parônimos: Agora é hora de aprender várias palavras que apresentam duas ou mais formas: porquês, mal, mal, onde, aonde, insipiente, incipiente…

6. Formação de palavras: Nesta matéria, você aprenderá a estrutura das palavras: prefixo, sufixo, composição e todos os processos de derivação. Essa matéria ajudará você a entender melhor as regras de ortografia.

7. Morfologia: Esta é uma das partes mais importantes para o domínio da língua portuguesa, já que esta matéria será importante para todas as matérias posteriores; sem o entendimento claro dela, você terá muitas dificuldades quanto ao domínio das regras gramaticais. A ordem de se estudar morfologia é:

  • Substantivos
  • Artigos
  • Adjetivos
  • Numerais
  • Pronomes
  • Preposições
  • Advérbios
  • Conjunções
  • Interjeições
  • Verbos

Após aprender a parte básica de como estudar português, agora é hora de aprendermos o nível médio.

8. Sintaxe: Essa matéria é uma das mais temidas pelos estudantes, pois ela é muito extensa e apresenta muitos termos. A sintaxe fará relação com a matéria de morfologia, dado que o substantivo apresentará várias funções dentro da sintaxe, o adjetivo poderá ser um aposto, um adjunto adnominal, um predicativo e muito mais. Percebeu a importância de seguir uma sequência? Muitos alunos procuram estudar a sintaxe primeiro, mesmo sem saber o que é um adjetivo, um advérbio, um substantivo.

9. Funções do QUE: Aprender a classificar sintaticamente as funções do pronome relativo é muito importante para quem presta concursos públicos. Você perceberá que esta matéria estará relacionada com a matéria de sintaxe.

10. Funções do SE: Entender a classificação do pronome SE é essencial para o domínio da sintaxe, esse pronome apresenta várias funções morfológicas e sintáticas, todavia basta ter o domínio de 8 funções: partícula apassivadora, índice de indeterminação do sujeito, conjunção condicional, conjunção integrante, pronome reflexivo, pronome recíproco, parte integrante do verbo e partícula de realce.

TENHA ACESSO A NOSSA ÁREA EXCLUSIVA PARA ASSINANTES

Curso de Português
Aprenda gramática de forma clara e objetiva

11. Vozes Verbais: Esta matéria fala sobre as vozes ativa, passiva analítica, passiva sintética, reflexiva e recíproca. Você perceberá que ela retomará as matérias de sintaxe, funções do SE e também morfologia.

12. Regência Verbal e Nominal: Agora é hora de entender como os verbos apresentam seus complementos, quais as formas corretas do emprego de cada verbo e os sentidos que eles apresentam dentro de um determinado contexto.

13. Crase: Esta matéria está relacionada com a matéria de regência, pois quem domina a regência verbal e nominal tende a ter mais domínio das regras do emprego do acento grave.

14. Concordância nominal: Matéria muito importante e muito cobrada nas provas de concursos públicos. Você perceberá que ela fará relação com a morfologia: adjetivo, artigos, advérbio…

15. Concordância verbal: Entenda as regras de concordância verbal – casos de verbo no plural, singular e expressões que aceitam as duas formas. A sintaxe será de muita importância para entender as regras de concordância.

16. Pontuação: Muito importante dominar a sintaxe, pois você aprenderá casos em que haverá separação dos termos, casos em que é proibido o uso da vírgula e verá novamente sobre alguns termos sintáticos: aposto, vocativo, adjuntos adverbiais e muito mais.

Após aprender o nível médio de como estudar português para concursos, agora é hora de aprendermos o nível avançado, o qual trata do período composto.

Artigos, Vídeos e Apostilas e Promoções

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis novos conteúdos e promoções!

17. Orações coordenadas: Você revisará a matéria de conjunções e a matéria de sintaxe que está voltada para o período simples.

18. Orações subordinadas adverbiais: Você revisará a matéria de conjunções que está na parte da morfologia, a matéria de sintaxe que está voltada para o período simples.

19. Orações subordinadas substantivas: Você revisará a matéria de sintaxe que está voltada para o período simples. Porém, agora, o período será composto, ou seja, apresentará duas orações: uma principal e a outra subordinada.

20. Orações subordinadas adjetivas: Você revisará os pronomes relativos que se encontram na parte de morfologia. Aprenderá sobre a pontuação e o sentido dela nessas orações.

21. Orações subordinadas reduzidas: Esta matéria está relacionada com verbos, sintaxe e com as orações advebiais, substantivas e adjetivas.

Aprenda com nossas videoaulas completas no curso de português do Professor Leo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *