Conclusão na Redação

Tempo de leitura: 4 minutos

Conclusão – Como concluir a redação?

Conclusão é a última parte da redação e deve apresentar um resumo ou uma solução para o tema que foi proposto. Além disso, deve também ser objetiva e não pode apresentar mais de 6 linhas, uma vez que não apresenta mais nenhum dado novo. A conclusão deve “retomar a essência das ideias dos parágrafos” da redação, evitando uma mera repetição.

Normalmente, o aluno deve apresentar uma solução para o tema pedido de forma realista e clara. Também não deve apresentar propostas genéricas demais ou típicas do senso comum, como “As pessoas precisam se conscientizar,…”.

Três perguntas indispensáveis:

  1.   O que deve ser feito?
  2.   Por que deve ser feito?
  3.   Qual a finalidade?

Sempre ao fazer sua conclusão, pense nessas três perguntas. Você precisa abordar na seguinte ordem:

Entendendo as perguntas

QUEM DEVE FAZER?

Saber identificar quem é o responsável para solucionar o problema proposto em seu texto é muito importante para concluí-lo. Ao apresentar os agentes, procure sempre trazer dois, pois essa solução não depende exclusivamente de uma única pessoa ou órgão.

O QUE DEVE SER FEITO?

Essa é a principal resposta que deve haver em sua conclusão. Ao lermos um texto argumentativo, sempre queremos saber a forma plausível para solucionar o problema apresentado. Aí que entra a criatividade do aluno: apresentar soluções diferentes, todavia possíveis de serem realizadas. Outro ponto relevante é sempre apresentar duas possíveis soluções, já que há várias formas de como minimizar alguma situação pela qual passamos.

PARA QUE DEVE SER FEITO?

Essa é a última parte para redigir uma conclusão perfeita em seu texto dissertativo. Perceba que há uma lógica sequencial para a elaboração da conclusão. Mostrar o leitor que aquela solução tem uma finalidade é primordial, deixando o texto mais claro.

Para ficar ainda melhor, separei para você uma super videoaula de redação sobre como concluir a redação. Revise agora todo o conteúdo para você ficar fera.

O que não fazer na conclusão

Lembre-se de que na conclusão não se deve abordar novas informações, apenas trazer a solução. Muitas pessoas pensam que têm que fazer um resumo ou têm que falar um pouco de cada parágrafo. Isso não é o correto, pois é nessa parte que se deve mostrar como solucionar o problema apresentado no decorrer do texto.

A conclusão também não pode ser muito extensa, pois é a menor parte de seu texto. O tamanho ideal é de 5 a 7 linhas; não extrapole essa quantidade (já cheguei a ver redações com 11 linhas na conclusão). Fazer conclusões muito grandes denota que o candidato é prolixo (fala muito e não diz nada). Procure apenas responder a essas três perguntas que você realmente se sairá muito bem.

conclusão
Curso de Português para concursos

Conectivos conclusivos em sua redação

 

NÃO USE:
Diante do exposto acima citado, por tudo que foi dito, em virtude do que foi mencionado, por isso tudo, dado o exposto, diante dos fatos mencionados, concluindo, para finalizar, resumindo o que foi exposto, conclui-se que…

USE:
Logo, portanto, então, por conseguinte, é necessário que, diante disso, a solução…

Exemplos de conclusão

Portanto, o governo juntamente com o Banco Central devem reduzir os impostos para que dessa forma o índice de número de empregos possa aumentar e crie também políticas para a geração de mais empregos. Dessa forma, o país terá mais chance de competição em relação aos países de primeiro mundo.

Por conseguinte, o governo juntamente com o Banco Central devem reduzir os impostos para que dessa forma o índice de número de empregos possa aumentar e crie também políticas para a geração de mais empregos. Dessa forma, o país terá mais chance de competição em relação aos países de primeiro mundo.

É necessário que o governo juntamente com o Banco Central reduzam os impostos para que dessa forma o índice de número de empregos possa aumentar e crie também políticas para a geração de mais empregos. Dessa forma, o país terá mais chance de competição em relação aos países de primeiro mundo.

Compartilhe para seus amigos! Contamos com sua contribuição para que outras pessoas também possam conhecer este blog e se preparar para quaisquer provas. Deus abençoe você.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *