Crase Antes do Pronome Aquele

Tempo de leitura: 2 minutos

Crase antes do pronome Aquele de forma objetiva

Crase antes do pronome aquele é uma dos tópicos em que a maioria dos estudantes tem dificuldade e, além disso, é muito cobrada em provas de concursos públicos e também nos vestibulares. É essencial o domínio dela, pois na hora de redigir sua redação, a crase pode aparecer! O texto redacional deve ter menos erros possíveis em relação à parte gramatical.

Muitos estudantes ficam com dúvida quanto se trata de crase antes do pronome “aquele”, para facilitar a compreensão, o Professor Leo ensinará a você uma super dica de crase.

É possível sim empregar o acento grave antes de pronome demonstrativo”aquele, aquela, aquilo”; isso só é possível caso a regência verbal ou nominal peça. Há uma dica de substituição para facilitar esse emprego.

Exemplo de crase antes do pronome aquele

O pronome “aquele” receberá acento grave quando puder ser substituído pela preposição “ao”, veja alguns exemplos para melhor fixação:

  1. Vou àquele colégio com você estudar português.
  2. Vou ao colégio com você estudar português.

1. Não diga nada àquele homem hoje.
2. Não diga nada ao homem hoje.

Percebeu que é bem simples o emprego do acento grave no pronome demonstrativo “aquele”? Ah! Saiba que a fusão se dá pela preposição mais pronome demonstrativo = a + aquela = à

Note também que não precisa olhar a palavra à frente do pronome demonstrativo; a palavra pode ser masculina sem nenhum problema. 

Conheça nosso curso online e tenha acesso a vários vídeos exclusivos. Aprender português é sempre fácil quando se tem um professor objetivo, tornando o conteúdo mais fácil para ser entendido. 

Para você aprender muito mais sobre crase, acesse também uma coleção de dicas que facilitarão seu aprendizado em relação à crase. Simplifique a forma de aprender português com as dicas do Professor Leo.  São várias videoaulas com duração média de 4 minutos, sem enrolação para  você ter o melhor aproveitamento possível.

curso de português
Curso de Português para concursos públicos

Deixe seu comentário

Comentário