O que é verbo de ligação

Tempo de leitura: 3 minutos

O que é verbo de ligação e como entendê-los?

O que verbo de ligação? A resposta é simples: é todo verbo que apresente um estado ou uma transformação, ligando uma qualidade ao sujeito dentro de uma frase. Esses verbos dependem do contexto, por essa razão não aconselho você a decorá-los! Leia este artigo e assista ao vídeo a fim de aprender realmente como entender os verbos de ligação.

Muitos estudantes e principalmente os concurseiros têm dúvida quanto ao conceito dos verbos de ligação, pois muitos tendem a decorá-los. Para ajudar você, o Professor Leo lhe ensinará uma super dica de português sobre isso.

Em regras, os verbos de ligação são:
SER – ESTAR – FICAR – CONTINUAR – PARECER – ANDAR – VIRAR – TORNAR-SE – VIVER…

Todavia, não decore esses verbos, pois para que eles sejam verbo de ligação é necessário que haja um predicativo do sujeito. O predicativo do sujeito é um atributo do próprio sujeito, isto é, uma qualidade. Então, só haverá verbo de ligação caso haja a presença desse predicativo na frase? A resposta é SIM!

Artigos, Vídeos e Apostilas e Promoções

Insira o seu endereço de email abaixo para receber grátis novos conteúdos e promoções!

Maria estava muito triste ontem em sua casa.

Perceba que existe o predicativo do sujeito (triste), uma vez que esse termo é uma atributo da Maria. Nesse contexto, tal verbo assume a função de verbo de ligação.

Maria estava em casa com seus dois filhos.

Perceba que nessa oração (frase com verbo) não existe o predicativo do sujeito. Logo, o verbo “estava” não assume a função de ser um verbo de ligação. Por essa razão é que você não deve decorar os verbos e falar que eles são sempre de ligação. Tudo dependerá do contexto (momento – situação) em que o verbo se encontra.

Os verbos de ligação com função de verbo intransitivo

Agora, você me pergunta! Mas esses verbos serão classificados como? Esses verbos, se não forem verbo de ligação, serão em regra verbos intransitivos, basta apenas memorizar isso.

Uma outra dica muito importante é que os verbos de ligação não apresentam ação, isso já ajudará muito você. Eles apresentam “estado ou transformação.

Maria chegou feliz da sua.

Não é verbo de ligação, dado que ele apresenta uma ação. Mesmo tendo um predicativo do sujeito? Sim! Mas saiba que o verbo de ligação está subentendido na frase: Maria chegou da rua e está muito feliz. Conseguiu perceber a presença do verbo “estar” dentro da frase?

Vejamos uma tabela para você entender ainda mais sobre os verbos de ligação:

Agora você já está pronto para se sair bem em qualquer questão que cobre verbos de ligação. Com essas dicas de português, você já é capaz de entender claramente o assunto.

VERBOS DE LIGAÇÃO VERBOS INTRANSITIVOS
O menino anda triste. O menino anda muito.
Ela continua animada na festa. Ela continua aqui na festa.
Ele virou homem muito cedo. Ele virou o barco ao cair.
Os jovens estavam alegres. Os jovens estavam em casa.
Ontem  ela ficou preocupada. Ontem ela ficou só em casa.

Aprenda muitas dicas com nosso conteúdo exclusivo: acesse a nossa plataforma para assinantes e se saia bem em quaisquer provas de concursos públicos, vestibulares ou em sua escola.

curso de português
Curso de Português para concursos

Conto com sua ajuda para divulgar o artigo para seus amigos. Basta clicar em sua rede social e compartilhar para que outras pessoas também possam estudar e ter acesso a este conteúdo. Obrigado pela contribuição!

Deixe seu comentário

Comentário