Principais erros nas redações

Tempo de leitura: 5 minutos

10 erros mais comuns na hora de redigir redações

Redações e alguns erros mais comuns! Hoje ensinarei a você como melhorar seu texto e não fazer o que milhares de estudantes fazem. Estes principais erros que vou lhe apresentar é cometido, realmente, por quase 80% de quem fez ou faz redações.

Todo pecado tem consequência cedo ou tarde. Assim, ocorre no texto. Caso cometa muitos pecados, você terá sérias consequências: será excluído do concurso público, do vestibular e até do Enem. Então, meu caro leitor, leia e veja os erros mais comuns nas redações:

1. Usar gírias, jargões, clichês ou ditos populares, pois uma redação deve ser escrita na linguagem culta, obedecendo aos padrões da gramática normativa.

No mundo contemporâneo, milhares de pessoas vem sofrendo a cada dia mais com a miséria. Os nossos governantes precisam encarar o problema de frente para colocar um fim nesse problema que assola não somente o Brasil como também dezenas de outros países.

2. Repetir demasiadamente as palavras, pois os pronomes e sinônimos não existem à-toa. É muito chato ler um texto com repetições.

Boa parte dos professores da rede pública de Ensino Superior encontra-se em greve. Os professores alegam que o salário dos professores não mais atende às exigências básicas para a manutenção do professor e da família. Os professores chamam atenção também para a falta de estrutura das universidades públicas do país. Segundo os professores, a greve não se limita apenas aos proventos dos professores, mas a um alerta à sociedade para o descaso com que são tratadas as universidades brasileiras.

3. Concluir mais de uma vez a redação, pois existe apenas uma conclusão, e ela é a última parte do texto. Mágica é só no palco.

Portanto, é necessário que os governantes criem leis mais rígidas e que elas seja aplicadas a qualquer que cometer tal ação e, além disso, é fundamental que as vítimas denunciem tal crime a fim de que os criminosos não fiquem impunes. Por conseguinte, essas medidas contribuirão para minimizar o índice de violência contra as mulheres.

4. Generalizar uma ideia, pois dentro de um grupo há sempre um subgrupo. Nem todo político é corrupto, nem todo brasileiro é cidadão. Entendeu?

As pessoas sabem que não há mais jeito para acabar com a corrupção, pois ela vem crescendo em vários setores públicos, e, além disso, sabem também que todos os políticos são corruptos, uma vez que cada um deles busca apenas seu interesse ou do partido a que é filiado.

curso de português
Curso de português para concursos públicos

5. Incluir-se em suas redações, pois a redação tem como característica a impessoalidade. Não me interessa sua opinião, apenas o que você escreve.

Sabemos que nosso país precisa de políticos mais honestos e que realmente trabalhem em prol da população. Todavia, nós somos o maiores culpados, dado que escolhemos nossos governantes apenas para solucionar nossos interesses.

6. Falta de propriedade vocabular, pois há sempre uma palavra com mais expressividade para o contexto: Não dou aula de português; eu leciono português. Entendeu?

O Brasil tem passado por vários problemas nos últimos anos e muitas coisas precisam ser solucionadas, tais como: a falta de serviço para as pessoas; o aumento da criminalidade e também algo mais importante que é a educação que está de lado.

Aprenda também 10 dicas para deixar seu texto ainda melhor. São dicas infalíveis para você que quer obter  acima de 90% de nota em quaisquer provas de redação.

7. Ser incoerente, pois nada pior que ler uma redação sem entender sobre o que se fala. “Vi a vaca de sua mãe no sítio.” Entenda o que quiser! Mas minha mãe não é uma vaca.

O Brasil fará investimento em três áreas: na educação, saúde e também na segurança. Quanto à primeira, ele pretende aumentar os salários dos professores e melhorar as estruturas das escolas. Já na saúde, abrirá novos concursos públicos para poder contratar mais médicos, além do mais concederá 10% de reajuste salarial para essa categoria.O Brasil, ao investir nessas três áreas, dará ao povo brasileiro mais dignidade para viver melhor, pois é dever do Estado tais ações.

8. Evite períodos simples, pois eles deixam o seu texto chato e sem conexão. Além de os termos ficarem repetidos.

O Ministro da Educação esforça-se muito.  Ele quer convencer o povo disso. Por essa razão o Ministro vem ocupando generosos espaços na mídia. 

9. Erros gramaticais excessivos, pois nada pior do que ler um texto cheio de erros. Domine as regras gramaticais!

Além disso, é notório que muitas coisas tem de ser resolvidas afim de que muitos problemas sejem eliminados.

10. Ser prolixo, ou seja, falar demais, pois todo texto tem como objetividade a concisão textual.

Há algumas ocasiões em que é melhor ficar calado do que falar besteira. Eu posso contar um caso recente que me aconteceu há muito tempo atrás. Eu saí de casa rumo ao bar para beber alguma coisa. Percebam vocês que não tinha nada planejado, apenas queria beber um pouco e ficar a observar os habitantes da noite, os boêmios. Foi então que algo totalmente inesperado aconteceu…”

Que tal aprender ainda mais com nossos cursos completos de redação e gramática para você se sair bem nas provas de concursos públicos e vestibulares? Isso mesmo! Gostaria de ter o privilégio de ensinar a você muito mais com minhas dicas em vídeo.

Deixe seu comentário

Comentário